Engenharia de Controle e Automação

Apresentação



O curso de Engenharia de Controle e Automação do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva foi criado oficialmente pela Resolução CONSUP No. 037, de 08 de novembro de 2011, que aprovou seu projeto pedagógico e autorizou o seu funcionamento. Na ocasião, o Presidente do Conselho Superior do IFMT, no uso de suas atribuições, com fundamento na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Controle e Automação e a autorização do seu funcionamento no campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

O Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia de Controle e Automação foi o resultado de extensa articulação e acúmulo de experiências profissionais dos professores do Departamento de Eletroeletrônica obtidas a partir do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Estes professores buscavam uma proposta nova para a formação do Engenheiro de Controle e Automação. A formação deste engenheiro estará voltada para o desenvolvimento da capacidade criativa e senso crítica e, sobretudo, com uma visão mais completa das novas ferramentas que acercam o exercício da Engenharia de Controle e Automação.

O Engenheiro de Controle e Automação terá maior capacidade de análise dos sistemas, nas suas distintas interfaces, com notório diferencial nas áreas de computação, com os conhecimentos de eletrônica, microcontroladores, sistemas de controle, processamento de sinais contemplados na matriz curricular. Isso sem esquecer dos novos métodos e ferramentas de modelagem computacional que se apresentam, onde fica evidente a tendência em se criar modelos analíticos, numéricos, completos e funcionais, que simulam em tempo real o comportamento dos circuitos para ações e limites operacionais cada vez mais complexos.

Com isso formaremos um profissional capaz de atuar nas fases essenciais de um projeto de engenharia, conseguindo conceber, planejar, dimensionar, construir e operar os sistemas.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei do SINAES (nº. 10.861/2004). De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro
(ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. É importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, ficará atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Mais informações podem ser encontradas no endereço http://portal.inep.gov.br/enade


Dados sobre o Curso:

  • Implantação do Curso: novembro de 2011

  • Regime: Semestral

  • Turno: Integral

  • Duração:10 semestres (5 anos)

  • Carga Horária Total: 4.270 horas

  • Vagas Semestrais: 35


Professores 2016/1      Laboratórios DAE

Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
18 de jul de 2014 14:45
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
13 de set de 2015 19:16
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
7 de nov de 2013 16:24
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
7 de nov de 2013 16:22
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
7 de nov de 2013 16:21
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
13 de set de 2015 19:16
Ċ
Walterley Araújo Moura,
9 de jul de 2017 05:41
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
13 de set de 2015 19:16
Ċ
Departamento Eletro-Eletrônico,
11 de nov de 2013 12:06
Comments